O Relatório Anual de 2019 encerra o capítulo do Instituto C&A

Compartilhar

A Laudes Foundation comemora a história dos cinco anos da organização que deu início à sua jornada com a versão final do Relatório Anual do Instituto C&A.  

 

Quando o Instituto C&A foi criado, em 2014, ele embarcou em uma trajetória de aprendizado, crescimento e mudança. O Instituto cresceu a partir de uma equipe de apenas quatro pessoas e tornou-se uma organização global com 60 especialistas apaixonados e uma incrível rede de parceiros, todos motivados pelo propósito comum de transformar a indústria da moda em uma verdadeira força pelo bem.  

 

O Relatório Anual de 2019 destaca algumas das conquistas realizadas pela equipe e seus parceiros neste meio tempo. Apenas em 2019, os programas do Instituto C&A impactaram 85.923 beneficiários e seu apoio humanitário chegou a 760.784 pessoas em situação de vulnerabilidade ao redor do mundo. Apenas neste ano, foram construídos relacionamentos com 45 novos parceiros para trabalhar na melhoria dos direitos de gênero, condições de trabalho e sustentabilidade em toda a cadeia de valor da moda. 

 

Olhando um pouco mais para trás, o documento de 2019 reflete algumas das iniciativas mais impactantes do Instituto C&A nos últimos cinco anos. Entre elas está a Fashion for Good, lançada em 2017 para unir as partes interessadas por trás do movimento em direção à moda circular. A iniciativa evoluiu até transformar-se em uma liderança no setor em termos de inovação e colaboração, crescendo com a inclusão de 18 parceiros corporativos e mais de 80 inovadores, e também catalisando iniciativas de inovação avaliadas em mais de € 119 milhões.  

 

O Instituto C&A também deixou uma marca importante no movimento que busca um algodão sustentável. A Organic Cotton Accelerator (OCA) foi inaugurada em 2014 quando menos de 1% do algodão no mundo era orgânico. Ela introduziu novos incentivos e modelos em toda a cadeia de suprimentos, melhorando a capacidade de centenas de agricultoras e agricultores no cultivo sustentável, também trazendo as marcas mais perto da fonte de produção. Hoje, a OCA atinge mais de 11.000 agricultores e responde por 70% da demanda mundial por algodão orgânico, representando 12 marcas, varejistas, parceiros da cadeia de suprimentos e a sociedade civil. 

 

Talvez a conquista mais importante tenha sido o apoio do Instituto C&A à sua rede de parceiros. “Aprendemos muito nestes últimos cinco anos. Nesta última edição do Relatório Anual, é um privilégio compartilhar alguns dos insights críticos que colhemos ao longo do caminho. Enquanto nos orgulhamos das mudanças que nós e nossos parceiros ajudamos a introduzir, também sabemos que elas não são suficientes”, afirma Leslie Johnston, diretora executiva da Laudes.

 

Enquanto este Relatório é uma oportunidade de reconhecer e comemorar o encerramento deste capítulo, ele não marca o fim do trabalho do Instituto C&A. A Laudes Foundation, criada no início deste ano, dá continuidade à parte do trabalho desenvolvido pelo Instituto

e segue trabalhando de forma colaborativa para influenciar os fluxos de capital

financeiro e transformar as indústrias da moda e da construção civil.

Assim como o Instituto C&A, a Laudes Foundation tem início na crença fundamental de que uma indústria pode ser uma força para o bem. Queremos ver uma economia mundial que valorize todas as pessoas e respeite a natureza. Uma economia na qual as indústrias valorizam todos aqueles que participam delas e que regeneram e restauram a natureza como parte fundamental daquilo que fazem.

 

“E, assim como fizemos no Instituto C&A, a Laudes apoiará ações práticas que inspirem a indústria a colaborar - assim como ações que a responsabilizem e incentivem a mudança”, finaliza Leslie.   

 

Compartilhar