Eleições históricas na Índia levam membros de grupos comunitários ao governo local

Compartilhar

Após eleições históricas, 258 membros de grupos comunitários em Tamil Nadu, no sul da Índia, ocuparam posições no governo local pela primeira vez. A Laudes Foundation, o Freedom Fund e as ONGs locais estão comemorando essa vitória. 

Entre os eleitos, 151 são membros de Grupos de Apoio Comunitário (GSCs), criados em 2015com o objetivo de apoiar comunidades rurais que tem as fiações como principal fonte de emprego. Os CSGs também foram os responsáveis por criar uma plataforma a partir da qual trabalhadores e trabalhadoras da região podem pressionar as autoridades locais por melhores condições de trabalho, além de conhecerem seus direitos e as responsabilidades de seus empregadores.

Agora, com tantos membros dos Grupos de Apoio em cargos locais, sendo 68% deles ocupados por mulheres, há esperança de que se dê ainda mais atenção os problemas enfrentados nas fiações e em outras questões presentes nas comunidades, como o mau estado das escolas locais e os maus-tratos à população migrante.

Os CSGs fazem parte de um programa coordenado pela Freedom Fund em parceria com a Laudes Foundation e a UBS Optimus Foundation. Existem mais de 430 Grupos de Apoio Comunitário em Tamil Nadu, eles são dirigido por trabalhadoras e trabalhadores locais e contam com o apoio de uma rede de 15 ONGs.

Ginny Baumann, gerente sênior de programa na Freedom Fund, disse: “As fiações são, muitas vezes, o principal empregador dessas vilas e uma fonte de renda vital para as famílias, mas, com muita frequência, ouvimos falar das condições chocantes que os trabalhadores têm de suportar. Grande parte dos que trabalham nessas fábricas são meninas adolescentes que ainda deveriam estar na escola e que são particularmente vulneráveis à exploração.”

Os funcionários recém-eleitos no governo local têm trabalhado por melhores condições de trabalho nos Grupos de Apoio Comunitário e, por essa razão, entendem as questões em primeira mão. Agora, como integrantes do governo, eles podem entrar nas fiações e falar diretamente com os seus proprietários.

Vennila, 27 anos, da comunidade historicamente marginalizada dos dalit* de Arunthathiyar, é uma delas. Ela ficou presa em um esquema de trabalho escravo por três anos e meio, foi forçada a trabalhar 12 horas por dia enquanto permanecia afastada da família e dos amigos. Desnutrida e com a saúde deteriorada, ela finalmente deixou a fábrica tendo ganho apenas R$ 38.000,00 por todo o período trabalhado, o que equivale aproximadamente a menos de R$ 4 por dia.

Após participar de uma reunião de conscientização realizada pela CARE, parceira do Freedom Fund, Vennila passou a trabalhar como coordenadora de campo. Ela é a primeira mulher dalit* a disputar as eleições de sua vila e ganhou com o apoio da comunidade local.

Agora, ela diz que o seu objetivo é: “evitar que adolescentes sejam forçados à trabalhar; criar acesso a cursos de curta duração para meninas que não poderiam continuar a educação universitária; criar empresas sociais têxteis locais; e encontrar guias, líderes e mentores emergentes que deem conselhos sobre como enfrentaram todos esses obstáculos”.

Os coordenadores de programas do Freedom Fund dizem que os membros da comunidade também se beneficiarão de um acesso mais fácil à proteção social e aos esquemas de segurança, já que os funcionários recém-eleitos farão com que eles funcionem proativamente em suas vilas.

Ipshita Sinha, gerente do Programa de Direitos e Trabalho da Laudes Foundation, elogiou a vitória de Vennila e de todos os membros eleitos dos Grupos de Apoio Comunitários: “é uma vitória dos direitos dos trabalhadores e da autogovernança popular. E o surgimento de mulheres líderes das comunidades é um grande salto para o movimento em Tamil Nadu”.

A Laudes Foundation está respondendo à duas crises globais: a desigualdade social e o colapso climático, ao apoiar a ação corajosa e os esforços inovadores que inspiram e desafiam a indústria a utilizar seu poder para o bem.

"O surgimento de líderes de dentro de comunidades historicamente marginalizadas é um exemplo poderoso de como podemos desafiar as normas estabelecidas na indústria da moda a partir do zero”, finaliza Ipshita. 

Ao compartilharmos este resultado eleitoral, ouvimos falar da triste perda de K. Abdul Jaleel, um membro das equipes do Freedom Fund em Tamil Nadu. Jaleel faleceu no dia 4 de março de 2020.  Ele ajudou a lançar o programa em Tamil Nadu em 2015 e foi fundamental no apoio e orientação de parceiros e comunidades desde então. O surgimento desses líderes eleitos, que estão prontos para apoiar e proteger os jovens trabalhadores e adolescentes em suas comunidades, é parte de sua realização. Admiramos sua profunda compaixão, respeito por todas as pessoas e sua energia dedicada aos direitos humanos durante tantos anos.

 

*Dalit: em português, dálite. No sistema de estratificação tradicional da Índia, diz-se de ou indivíduo sem casta, socialmente discriminado, que se dedica a trabalhos braçais e sequer pode tocar ou ser tocado por pessoas que tenham casta, pois pode contaminá-los; intocável. (Fonte

Compartilhar