Uma conversa com... nossa parceira Open Apparel Registry

Compartilhar

A Open Apparel Registry (OAR) é uma ferramenta de código aberto que mapeia oficinas de costura e outras instalações da cadeia de fornecimento da indústria da moda em todo o mundo, atribuindo um número de identificação exclusivo a cada uma. A plataforma online  funciona como um banco de dados, contendo informações como nomes das instalações, endereços e lista de compradores.

A OAR já é uma parceira de longa data da Laudes Foundation. Estamos juntos desde que ela era apenas uma ideia, há três anos atrás. Naquele momento, a Laudes Foundation (na época Instituto C&A) era a única apoiadora da ideia por meio de uma doação de um ano para desenvolver e testar o conceito. Hoje a OAR é uma organização independente com um forte conselho de governança formado por múltiplos stakeholders  e valorizada por centenas de usuários, que está começando a diversificar suas fontes de financiamento.

Este ano, renovamos nossa parceria com uma nova doação no valor de 2,3 milhões de euros para apoiar o desenvolvimento institucional da OAR nos próximos 5 anos. 

Sarah Ong, gerente sênior do Programa Direitos e Trabalho da Laudes Foundation, explicou: “A OAR desempenha um papel fundamental para tornar os dados divulgados úteis, contribuindo com um ecossistema mais transparente. Sem a OAR, os dados disponíveis sobre a cadeia de fornecimento da indústria da moda permaneceriam restritos, em locais de difícil acesso e comparação de informações, limitando sua possibilidade de uso para melhorar o setor. A OAR conquistou a confiança dos diferentes usuários e públicos que disseminam dados sobre esta indústria e estamos felizes em continuar nossa parceria”. 

Sarah conversou com Natalie Grillon, diretora executiva e Katie Shaw, COO da Open Apparel Registry, sobre o caminho até aqui e os horizontes de futuro da organização e da parceria com a Laudes.

Você poderia começar nos contando sobre a visão da Open Apparel Registry e por que acredita que esse trabalho é importante na indústria da moda?

Natalie: Em sua essência, a OAR existe para impulsionar melhorias na qualidade dos dados para o benefício de todas as partes interessadas no setor de vestuário. Começamos com foco em dois pontos-chave da produção de dados: nome e endereço das oficinas de costura. Trata-se de algo básico: se não há informação pública e acessível sobre onde o vestuário está sendo confeccionado, como é possível desenvolver qualquer senso de responsabilidade ambiental ou social nessas instalações?
Nossa ambição é que todas as oficinas de vestuário no mundo sejam mapeadas e a indústria possa fazer uso dessa informação por meio da sua identificação OAR, como um registro aberto para todos os interessados em compartilhar informações e colaborar neste setor. Acreditamos que...

SE:
- a maioria das instalações globais de vestuário estiverem no banco de dados e receberem uma identificação OAR única;
- as instalações receberem contribuições de stakeholders de toda a indústria, de forma que a OAR ID se torne o padrão da indústria e seja percebido como uma ferramenta neutra;
- e os dados forem atuais, precisos, on-line, em um formato legível por máquina, com uma licença aberta;

ENTÃO:
A OAR ID permitirá interação transparente e responsabilização em toda a indústria e facilitará colaborações que melhoram as condições de trabalho nas oficinas em todo o mundo.

Do que você mais se orgulha na OAR? Você poderia compartilhar alguns exemplos específicos sobre como a OAR é utilizada?

Katie: estamos orgulhosos da comunidade que construímos em torno da Open Apparel Registry e da velocidade com que as pessoas começaram a fazer uso de nossos dados para melhorar as condições de trabalhadoras e trabalhadores da cadeia.
Temos a sorte de ter uma comunidade engajada e solidária que compartilha conosco como a ferramenta está fazendo a diferença em seu trabalho diário. Os benefícios variam dependendo do papel que uma organização tem dentro do setor, mas a forma como organizamos e apresentamos dados sobre a OAR tem contribuído para melhorar a vida dos mais vulneráveis nas cadeias de fornecimento globais.

Um exemplo recente é como nossos dados foram utilizados durante a pandemia de COVID-19. A WageIndicator cruzou os dados sobre as oficinas disponíveis no OAR, com as instalações avaliadas em sua Pesquisa de Impacto da COVID-19, e comparou se as instalações produzindo para marcas globais ajustaram suas condições de trabalho durante a pandemia. Ao trabalhar com a WageIndicator usando dados OAR, sindicatos em 42 fábricas estavam mais preparados para defender os direitos dos trabalhadores durante a pandemia da COVID-19.

Dois de nossos valores na Laudes Foundation são convicção e coragem, ambos essenciais para iniciar uma nova organização. O que a ajudou a passar por estes tempos desafiadores?

Natalie: sempre tivemos uma forte crença no poder da OAR de catalisar mudanças no setor de vestuário, o que nos deu a motivação para perseverar durante alguns momentos desafiadores. Além disso, somos uma equipe pequena e unida e saber que existem outros apoios nos dá a coragem para permanecermos em pé durante os períodos mais conturbados.
 
Se você pudesse voltar no tempo e contar a si mesma, no início da jornada OAR, quais seriam as três lições que aprendeu?

Katie:

  1. A mudança leva tempo, mas precisamos trabalhar juntos para acelerar o progresso de forma ponderada a fim de resolver as questões urgentes que o mundo está enfrentando atualmente. Às vezes posso ser impaciente na minha ânsia de ver resultados, portanto, essa continua sendo uma lição quase diária para mim!
  2. Neutralidade é a chave para ganhar a confiança de todo o setor. Para que a OAR tenha sucesso, ela tem que ser útil para todos os interessados no setor, portanto, abordar o trabalho de um ponto de vista neutro tem sido crucial para aumentar o alcance e a influência da ferramenta.
  3. A comunidade OAR será sempre nosso maior patrimônio, não apenas como usuária da ferramenta, mas como parceira no desenvolvimento dela. Algumas de nossas melhores características e ideias de desenvolvimento vieram da nossa comunidade, que é exatamente como deve ser.

A OAR é uma das nossas maiores e mais antigas parcerias. Que dicas você daria às organizações que estão pensando em fazer uma parceria com Laudes?

Natalie: A Laudes é uma grande parceira de ideias. Eu cocriei o conceito da Open Apparel Registry em parceria com a Laudes e nosso antigo parceiro técnico, e a contribuição da Laudes foi inestimável. Para qualquer organização que tenha a sorte de receber o apoio da Laudes Foundation, eu a incentivaria a aproveitar também as possibilidades de apoio não financeiro que são oferecidas, incluindo suas relações - é uma organização extremamente focada em parceiros, particularmente dentro do setor de vestuário.
 

O que vem a seguir para a OAR? O que a deixa entusiasmada quando pensa no futuro?

Katie: Até o momento, a maioria dos usuários e colaboradores da OAR vieram da Europa, do Reino Unido e da América do Norte. Estamos ansiosos para aumentar o alcance da OAR, particularmente nos países produtores da cadeia de vestuário. Para isso, trabalharemos durante todo o ano para traduzir os principais materiais da OAR para outros idiomas, bem como contratar gestores de comunidades nos países. Também lançaremos um programa de Embaixadores - ainda este ano! Fiquem atentos às novidades.

Por fim, nosso objetivo é ver todas as oficinas/instalações de produção de vestuário em todo o mundo - incluindo subcontratados - mapeadas no OAR, cada uma com sua própria identificação. Nosso objetivo é que a identificação OAR seja usada como uma “central de dados de confiança” na indústria, o que, por sua vez, permitirá a colaboração e facilitará melhorias na cadeia de fornecimento.

Além disso, estamos animados com as possibilidades de análise de tendências, avaliando como as cadeias de suprimento mudam com o tempo e quais outros conjuntos de dados poderiam ser incorporados à ferramenta, incluindo dados ambientais e muito mais. Outras indústrias também estão interessadas em nossa abordagem.
 

Compartilhar