Parceiros mais resilientes: como o serviço de consultoria tem sido utilizado

Compartilhar

Desde maio, a Laudes Foundation está conectando parceiros e consultores por meio da plataforma Ask the Expert, com o objetivo de fortalecer e desenvolver as organizações para enfrentar os desafios que a crise da COVID-19 desencadeou.

Fabio Almeida, gerente de Desenvolvimento Institucional e Redes na Laudes Foundation, afirma que o serviço de consultoria, parte da resposta de emergência à COVID-19 oferecida pela Laudes Foundation, está agregando valor para um número crescente de organizações durante a pandemia.

É gratificante proporcionar aos nossos parceiros acesso gratuito aos conselhos de especialistas de qualidade. O serviço Ask the Expert, parte da plataforma Nonprofit Builder, inclui uma lista de cerca de 30 consultores que atuam em áreas essenciais no processo de desenvolvimento organizacional, como estratégia, liderança, gerenciamento, TI e comunicação. Os parceiros podem realizar duas horas de consultoria com cada especialista e um período adicional de oito horas pode ser solicitado, de acordo com suas necessidades.

Fabio falou com Nancy Ramirez, diretora de Políticas e Defesa dos Direitos Humanos da Save the Children, e Christel Scholten, diretora geral do escritório brasileiro da Reos Partners, para saber como elas têm utilizado o serviço.

Fabio: Há quanto tempo você está utilizando o Ask the Expert e com qual objetivo?

Nancy: Acabo de terminar minha segunda consulta com Pablo Escorcia, da Purpose and Motion, que tem me orientado sobre como desenvolver um plano de negócios para nosso modelo de think tank, um grupo de reflexão, dentro da Save the Children.

Fabio: Esse parece ser um projeto interessante. O que a Save the Children pretende alcançar com ele?

Nancy: Nosso objetivo é transformar a área de política e defesa da Save the Children em um grupo de reflexão para fortalecer nossa capacidade em estudos, publicações e trabalho científico. Isso nos permitirá ter uma voz mais relevante no setor e em questões-chave. Queremos melhorar ainda mais nossa capacidade de moldar a conversa e apoiar os governos no fortalecimento das políticas públicas, especialmente quando sairmos desta crise. Isto significa não apenas fazer lobby ou defendê-los na tomada de decisões, mas dar mais conselhos técnicos e trabalhar com os governos para redigir políticas, encontrar soluções e alocar orçamentos.

Christel: No momento, estamos trabalhando em uma estratégia de captação de recursos e plano de sustentabilidade para o Laboratório de Moda Sustentável no Brasil e temos trabalhado com Rodrigo Alvarez da Mobiliza Consultoria. Ele é um conhecido especialista em captação de recursos no Brasil - na verdade, ele é a pessoa líder no apoio a organizações de captação de recursos aqui. Nós aproveitamos a oportunidade para trabalhar com ele durante as 10 horas completas. 

Fabio: Como seu consultor ajudou você até agora?

Nancy: Tem sido muito útil e pertinente ter sua contribuição nesta fase, pois ainda estamos começando o projeto do grupo de reflexão. É aí que é realmente valioso ter a orientação de um consultor. Pablo me deu conselhos sobre como estruturar o plano de negócios e como construir a missão, visão e objetivos, incluindo como o grupo de reflexão funcionará e quem estará engajado. Eu tinha todas as ideias, mas precisava de um pouco mais de estrutura em como abordar as diferentes tarefas.

Christel: Para nós, tem sido muito valioso e o apoio chegou na hora certa. Tivemos uma série de propostas de financiamento antes de a Covid-19 atingir a todos. Uma delas estava em cima da mesa, pronta para ser assinada, e depois teve de ser suspensa. Esse foi um financiamento bastante significativo, que acabou nos fazendo falta. Trabalhar com Rodrigo está nos ajudando a esclarecer a estratégia de captação de recursos para a plataforma colaborativa multissetorial. Tínhamos tentado uma série de abordagens. Algumas funcionaram, outras não. Com toda a sua experiência, ele foi capaz de reunir tudo, com base também no que ele sabe que dará certo no Brasil, e estamos aprendendo muito com ele.

Fabio: Quais as próximas etapas nas suas jornadas de consultoria e em seus respectivos projetos?

Nancy: Estamos colocando todos os conselhos de Pablo em ação e uma vez que eu tenha feito progressos no plano de negócios, teremos outra sessão para rever e discutir os próximos passos. Foi muito útil! Portanto, meu grande obrigada à Laudes Foundation por tornar isso possível.

Christel: Condensamos tanta coisa durante nosso tempo com Rodrigo - o formato de 10 horas nos obrigou a ser muito produtivos. Em nossa última sessão, votamos em vários modelos e ideias diferentes de captação de recursos, com base em um conjunto específico de critérios, e agora trabalharemos para chegar a uma abordagem potencial e desenvolver um plano de sustentabilidade que possamos executar. Toda a experiência em si tem sido ótima.

 

****
 

A Ask the Expert é coordenada pela equipe de Filantropia Eficaz da Laudes Foundation e faz parte de nosso compromisso de ajudar os parceiros a construir força organizacional e resiliência durante estes tempos desafiadores.

Para mais informações ou para acessar o apoio especializado gratuito de um de nossos consultores, contate seu gerente de Programa.

Compartilhar